Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire
Data: 24/08/2019
Série: 2° ano B Turno: Vespertino
MODERNIZAÇÃO DO PROCESSO
INDUSTRIAL
Autores: Ana Beatriz Nunes, Amanda Santana, Andressa Sousa, Gleicielle dos Santos, Lorena Santos, Jadson Rian.
Orientadores: Yuri e Wagner
Resumo
Este trabalho irá analisar as mudanças no período de modernização que corresponde aos inúmeros avanços tecnológicos que ocorreu durante este processo, e que foi desenvolvido economicamente para todo o mundo, estás inovações aumentaram o lucro das empresas, porém para alguns trabalhadores foi ruim este processo pois tiveram os seus postos de trabalho perdidos para essas máquinas.
Palavras-chave: Mão de obra, tecnologia, investimentos, processo, industrialização.
Introdução: O processo de modernização é caracterizado pelas mudanças de crescimento de produção e investimentos, esse processo é marcado pelas altas tecnologias das indústrias passaram a ser instaladas em diversas regiões do mundo principalmente nas regiões onde os favoreçam com vantagens econômicas oferecidas pelo estado como por exemplo nos Estados Unidos e na Alemanha que priorizaram a educação e tecnologia. O processo industrial é um dos pilares da modernização da sociedade, caracterizado pela transformação de matérias primas em produtos. A indústria que conhecemos atualmente surgiu a dois séculos e daí a diante passou por muitas transformações no modelo de indústria. A industrialização ainda busca incessantemente o aperfeiçoamento e incremento tecnológico. A industrialização foi um dos eventos mais importantes da história da economia moderna, causando mudanças estruturais na vida das pessoas, e nas relações de trabalho, dessa forma, serão descritas nesse artigo as principais fases da industrialização, as razões e benefícios dessa atualização, entre outro temas abortados.
A modernização é a medida determinante para manter a indústria competitiva e reduzir os riscos de prejuízos por paradas inesperadas de produção que demandariam um tempo incalculável de restabelecimento. A industrialização é o nome que se dá para o processo no qual os países deixam uma economia voltada para a agricultura ou manufatura, para adentrar na modernização do processo industrial, este processo causou mudanças na vida das pessoas, por exemplo, antes da revolução industrial, a maior parte da população estava alojadas em áreas do campo, foi somente após a industrialização que a sociedade se transformou cada vez mais em uma sociedade urbana, além disso a industrialização causou grandes mudanças nas relações de trabalho, ela causou inúmeros avanços na produtividade dos trabalhadores, permitindo dessa forma um maior progresso econômico das nações. As transformações relacionadas ao trabalho tiveram início com a Revolução Francesa Industrial no século XVIII, que foi um processo de transformações socioeconômicas e foi iniciada na Inglaterra, se caracterizou pela passagem da mão de obra e pela mecânica industrial, essa Revolução foi determinante para o surgimento do Direto do Trabalho, avançando ainda mais com a Revolução Tecnológica e a Globalização. Com a implantação de máquinas na indústria, fez com que multiplicasse grande parte do rendimento do trabalho que, deste modo, aumentou de certa forma, a produção global. A Inglaterra adiantou sua industrialização e ficou à frente da Europa, e com isso, sai na frente na expansão colonial. A Burguesia Industrial, por sua vez, buscou algumas alternativas para aumentar e acelerar sua produção de mercadorias mesmo possuindo maiores lucros, com a produção acelerada menos custos terão. A Revolução Industrial fez com que os vários métodos de produção ficassem muito mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos com mais rapidez e eficiência, deixando o preço do produto barato e acessível. Porém, aumentou o número de pessoas desempregadas. As máquinas chegaram para substituir, aos poucos, a mão de obra humana. Com a Poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, e o êxodo rural, o crescimento sem organização das cidades foram consequências para maior parte da sociedade. Os avanços tecnológicos permitiram que a produção fosse mais rápida e dinâmica. Porém, fez com que aumentasse o número de desempregados na maioria dos países capitalistas.
Atualmente estamos diante da quarta Revolução Industrial, ela se caracteriza pela incorporação de tecnologias emergentes ao ambiente de trabalho, proporcionando ganhos nas substâncias de produtividade, transformando a natureza do trabalho, e gerando impactos nas esferas políticas, econômicas e sociais. As principais fases da industrialização, foram elas: A primeira Revolução Industrial, a segunda Revolução Industrial e a terceira Revolução Industrial.
A primeira revolução industrial é marcada pelo papel pioneiro da Inglaterra. A sua principal marca foi a criação das máquinas a vapor. As máquinas funcionavam para acelerar sobretudo a tecelagem. Portanto, se consolidou a substituição da manufatura pela nascente indústria moderna inglesa.
A segunda revolução industrial foi marcada pelo fim da hegemonia inglesa. Outros países começaram a estabelecer fortes indústrias que penduraram até hoje, tais como a Alemanha e os Estados Unidos. Também foi marcada pelo início do uso da energia elétrica e de outras fontes de energia. Como, por exemplo, o petróleo.
A terceira revolução industrial é marcada pelo avanço da globalização e da informatização do mundo, teve avanço exponencial da tecnologia e a consolidação dos mercados de capitais.
Essas inovações ficaram conhecidas como produção flexível, chamadas também de Toyotismo, o desenvolvimento dessa nova organização de produção gerou relações de trabalhos diferentes, outros processos de fabricação e novos produtos, porém tudo isso visando aumentar o lucro das empresas. As novas inovações foi possibilitadas graças ao grande avanço substituindo a mão de obra por robôs, tendo uma grande diminuição dos gastos, com a manufatura levando lucros para as empresas que mais houver indústrias, fazendo com que haja mais produtos em um curto tempo. Um grande desenvolvimento na terceira revolução industrial foi a biotecnologia fazendo-se agentes fermentadores para a produção de queijos, pães, cerveja e vinhos, além de terem modificado a forma de comunicação fazendo com que as informações sejam rápidas alcançando pessoas do mundo inteiro. As novas invenções criadas nesse período modificaram o campo científico transformando a medicina por meio de genética, medicamentos nas formas de prevenção de doenças, tratamentos e também computadores, o coloca mento de internet, chips, telefone móvel e criação de robôs automotivos nas indústrias, assim facilitando a vida de milhares de pessoas, antes da terceira revolução industrial as indústrias que mas se destacaram foi a metalurgia e siderurgia. Ao conhecer a terceira revolução industrial então foi a que mais se destacou, deixando para trás as antigas e se destacando com suas invenções como a eletrônica, telecomunicações e entre outras.
Conclusão: Concluindo que, a revolução tecnológica trouxe melhoramentos e ao mesmo tempo retrocesso social e ao setor produtivo mundial. A parte positiva dessa nova tendência global foram os avanços tecnológicos, que ocorreram com a expansão da manufatura, que antes eram limitadas pelas condicionantes de equipamentos retrógrados e métodos de processo ultrapassados, porém com o processo acelerado no modo de produção começou a se pensar em conquistar mais lucros e menos despesas, com isso foi criado uma re-ordem em que os trabalhadores especializaram sua mão de obra, o trabalhador passou a vender sua força de trabalho em troca de um salário, que nem sempre supria suas necessidades básicas e com o capitalismo vem sendo criado novos equipamentos sociais e regulatórios, que também servem como forma de alimentos(ex: publicidade). Com todo esse avanço e crescente automação das fábricas muitos operários passaram a trabalhar em outros setores particularmente nas atividades terciárias, alguns perdem seus postos de trabalho, que desapareceram definitivamente caracterizando o desemprego estrutural, com essas mudanças o mercado tem exigido trabalhadores mais qualificados e versáteis. As principais mudanças que ocorreram da primeira revolução industrial até a terceira revolução industrial foi o modelo de indústria, o modo de produção, a especificação da mão de obra com grande influência nas relações de trabalho.
Referências: https://www.sunoresearch.com.br/
https://www.google.com/amp/s/m.monografias.brasilescola.uol.com.br/amp/historia/revolucao-industrial.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm
https://www.google.com/
http://www.blsistemas.com.br/05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria
Data: 24/08/2019
Série: 2° ano B Turno: Vespertino
MODERNIZAÇÃO DO PROCESSO
INDUSTRIAL
Autores: Ana Beatriz Nunes, Amanda Santana, Andressa Sousa, Gleicielle dos Santos, Lorena Santos, Jadson Rian.
Orientadores: Yuri e Wagner
Resumo
Este trabalho irá analisar as mudanças no período de modernização que corresponde aos inúmeros avanços tecnológicos que ocorreu durante este processo, e que foi desenvolvido economicamente para todo o mundo, estás inovações aumentaram o lucro das empresas, porém para alguns trabalhadores foi ruim este processo pois tiveram os seus postos de trabalho perdidos para essas máquinas.
Palavras-chave: Mão de obra, tecnologia, investimentos, processo, industrialização.
Introdução: O processo de modernização é caracterizado pelas mudanças de crescimento de produção e investimentos, esse processo é marcado pelas altas tecnologias das indústrias passaram a ser instaladas em diversas regiões do mundo principalmente nas regiões onde os favoreçam com vantagens econômicas oferecidas pelo estado como por exemplo nos Estados Unidos e na Alemanha que priorizaram a educação e tecnologia. O processo industrial é um dos pilares da modernização da sociedade, caracterizado pela transformação de matérias primas em produtos. A indústria que conhecemos atualmente surgiu a dois séculos e daí a diante passou por muitas transformações no modelo de indústria. A industrialização ainda busca incessantemente o aperfeiçoamento e incremento tecnológico. A industrialização foi um dos eventos mais importantes da história da economia moderna, causando mudanças estruturais na vida das pessoas, e nas relações de trabalho, dessa forma, serão descritas nesse artigo as principais fases da industrialização, as razões e benefícios dessa atualização, entre outro temas abortados.
A modernização é a medida determinante para manter a indústria competitiva e reduzir os riscos de prejuízos por paradas inesperadas de produção que demandariam um tempo incalculável de restabelecimento. A industrialização é o nome que se dá para o processo no qual os países deixam uma economia voltada para a agricultura ou manufatura, para adentrar na modernização do processo industrial, este processo causou mudanças na vida das pessoas, por exemplo, antes da revolução industrial, a maior parte da população estava alojadas em áreas do campo, foi somente após a industrialização que a sociedade se transformou cada vez mais em uma sociedade urbana, além disso a industrialização causou grandes mudanças nas relações de trabalho, ela causou inúmeros avanços na produtividade dos trabalhadores, permitindo dessa forma um maior progresso econômico das nações. As transformações relacionadas ao trabalho tiveram início com a Revolução Francesa Industrial no século XVIII, que foi um processo de transformações socioeconômicas e foi iniciada na Inglaterra, se caracterizou pela passagem da mão de obra e pela mecânica industrial, essa Revolução foi determinante para o surgimento do Direto do Trabalho, avançando ainda mais com a Revolução Tecnológica e a Globalização. Com a implantação de máquinas na indústria, fez com que multiplicasse grande parte do rendimento do trabalho que, deste modo, aumentou de certa forma, a produção global. A Inglaterra adiantou sua industrialização e ficou à frente da Europa, e com isso, sai na frente na expansão colonial. A Burguesia Industrial, por sua vez, buscou algumas alternativas para aumentar e acelerar sua produção de mercadorias mesmo possuindo maiores lucros, com a produção acelerada menos custos terão. A Revolução Industrial fez com que os vários métodos de produção ficassem muito mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos com mais rapidez e eficiência, deixando o preço do produto barato e acessível. Porém, aumentou o número de pessoas desempregadas. As máquinas chegaram para substituir, aos poucos, a mão de obra humana. Com a Poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, e o êxodo rural, o crescimento sem organização das cidades foram consequências para maior parte da sociedade. Os avanços tecnológicos permitiram que a produção fosse mais rápida e dinâmica. Porém, fez com que aumentasse o número de desempregados na maioria dos países capitalistas.
Atualmente estamos diante da quarta Revolução Industrial, ela se caracteriza pela incorporação de tecnologias emergentes ao ambiente de trabalho, proporcionando ganhos nas substâncias de produtividade, transformando a natureza do trabalho, e gerando impactos nas esferas políticas, econômicas e sociais. As principais fases da industrialização, foram elas: A primeira Revolução Industrial, a segunda Revolução Industrial e a terceira Revolução Industrial.
A primeira revolução industrial é marcada pelo papel pioneiro da Inglaterra. A sua principal marca foi a criação das máquinas a vapor. As máquinas funcionavam para acelerar sobretudo a tecelagem. Portanto, se consolidou a substituição da manufatura pela nascente indústria moderna inglesa.
A segunda revolução industrial foi marcada pelo fim da hegemonia inglesa. Outros países começaram a estabelecer fortes indústrias que penduraram até hoje, tais como a Alemanha e os Estados Unidos. Também foi marcada pelo início do uso da energia elétrica e de outras fontes de energia. Como, por exemplo, o petróleo.
A terceira revolução industrial é marcada pelo avanço da globalização e da informatização do mundo, teve avanço exponencial da tecnologia e a consolidação dos mercados de capitais.
Essas inovações ficaram conhecidas como produção flexível, chamadas também de Toyotismo, o desenvolvimento dessa nova organização de produção gerou relações de trabalhos diferentes, outros processos de fabricação e novos produtos, porém tudo isso visando aumentar o lucro das empresas. As novas inovações foi possibilitadas graças ao grande avanço substituindo a mão de obra por robôs, tendo uma grande diminuição dos gastos, com a manufatura levando lucros para as empresas que mais houver indústrias, fazendo com que haja mais produtos em um curto tempo. Um grande desenvolvimento na terceira revolução industrial foi a biotecnologia fazendo-se agentes fermentadores para a produção de queijos, pães, cerveja e vinhos, além de terem modificado a forma de comunicação fazendo com que as informações sejam rápidas alcançando pessoas do mundo inteiro. As novas invenções criadas nesse período modificaram o campo científico transformando a medicina por meio de genética, medicamentos nas formas de prevenção de doenças, tratamentos e também computadores, o coloca mento de internet, chips, telefone móvel e criação de robôs automotivos nas indústrias, assim facilitando a vida de milhares de pessoas, antes da terceira revolução industrial as indústrias que mas se destacaram foi a metalurgia e siderurgia. Ao conhecer a terceira revolução industrial então foi a que mais se destacou, deixando para trás as antigas e se destacando com suas invenções como a eletrônica, telecomunicações e entre outras.
Conclusão: Concluindo que, a revolução tecnológica trouxe melhoramentos e ao mesmo tempo retrocesso social e ao setor produtivo mundial. A parte positiva dessa nova tendência global foram os avanços tecnológicos, que ocorreram com a expansão da manufatura, que antes eram limitadas pelas condicionantes de equipamentos retrógrados e métodos de processo ultrapassados, porém com o processo acelerado no modo de produção começou a se pensar em conquistar mais lucros e menos despesas, com isso foi criado uma re-ordem em que os trabalhadores especializaram sua mão de obra, o trabalhador passou a vender sua força de trabalho em troca de um salário, que nem sempre supria suas necessidades básicas e com o capitalismo vem sendo criado novos equipamentos sociais e regulatórios, que também servem como forma de alimentos(ex: publicidade). Com todo esse avanço e crescente automação das fábricas muitos operários passaram a trabalhar em outros setores particularmente nas atividades terciárias, alguns perdem seus postos de trabalho, que desapareceram definitivamente caracterizando o desemprego estrutural, com essas mudanças o mercado tem exigido trabalhadores mais qualificados e versáteis. As principais mudanças que ocorreram da primeira revolução industrial até a terceira revolução industrial foi o modelo de indústria, o modo de produção, a especificação da mão de obra com grande influência nas relações de trabalho.
Referências: https://www.sunoresearch.com.br/
https://www.google.com/amp/s/m.monografias.brasilescola.uol.com.br/amp/historia/revolucao-industrial.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm
https://www.google.com/
http://www.blsistemas.com.br/05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria
Comentários
Enviar um comentário