A EDUCAÇÃO E SUAS NOVAS TECNOLOGIAS
A EDUCAÇÃO E SUAS
NOVAS TECNOLOGIAS
Flavio Vinicius Silva Braga
Fabiany Pereira Teixera
Fernanda Pinto de Oliveira
Michele dos Santos Silva
Gabriele Santos
Gleicielle dos Santos
RESUMO
A educação sempre teve
importância em toda a sociedade, desde do inicio da humanidade esteve presente
de alguma forma. Sofreu diversas modificações se compararmos com as
metodologias antigas, agora com uma metodologia mais eficiente com ajuda dos
recursos tecnológicos. Através da educação podemos formular opiniões e até
mudar a sociedade em que estamos inserido, garantindo nosso dessenvolvimento
social, econômico e cultural. Como disse a socióloga e
pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum: “É pela Educação que
aprendemos a nos preparar para vida". Por meio de tanta evoluções há
surgimento de novas tecnólogias, recorrendo que na educação é um recurso
inadiável, através dela temos a otimização da produtividade, desperta a
curiosidade do aluno, mas até que ponto isso é positivo?! De um ponto de vista
filosófico, isso acaba abstraindo a capacidade de reflexionar sobre um
determinado assunto, e a utilização de video games e aparelhos móveis acaba
interferindo no interesse da busca pelo conhecimento.
Palavras-chave: Educação .tecnológia. sociedade.
Introdução
A educação
é um bem que todos os indiviuos tem o direito, indepedente de raça, religião e
orientação sexual. A partir dela o individuo tem a capacidade de desenvolver
suas habilidades. O investimento na educação é uma função primordial de um
governo, onde todos os setores de uma sociedade se desenvolvem através dela. Um
país que investe em educação acaba investindo também em todos os outros
setores. A educação abre portas, desenvolve o senso crítico e garante a
dignidade de uma sociedade. Nesse artigo abordaremos temas sobre a educação,
qual a sua importância, até que ponto a tecnologia pode ajudar na educação, se a tecnologia pode substituir o professor, se ela se resume em apenas em aparelhos, se ela realmente é necessária...
A Importância da educação
Que a educação é uma necessidade
primordial já sabemos, mas a pergunta que não quer se calar é porque precisamos
tanto dela? A partir do momento que o indivíduo está inserido em uma sociedade com
valores morais, ela tem a necessidade de construir um caráter
sócio-intelectutal e desenvolver o senso crítico, para não sofrer alienação,
perder a capacidade de opinião e ser vítima da classe dominadora. Qual o papel
da educação para a sociedade? Segundo diversos autores e estudiosos cabe a
Educação iniciar um processo de aprendizagem continuo que possibilite crianças,
jovens e adultos, alcançarem a excelência em suas habilidades cognitivas e
sociais, transformando-se em profissionais dedicados, críticos e especializados
em suas áreas de atuação.
O que é tecnologia?
É um termo que envolve o conhecimento técnico científico
e a aplicação deste conhecimento através
de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a
partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
·
As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
·
As
técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados
para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
·
Um método
ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia
espacial);
·
A
aplicação de recursos para a resolução de problemas;
·
O termo
tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento
científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
·
Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso
conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e
nosso conhecimento do que pode ser produzido).
·
Os
recursos e como utilizá-los para se atingir a um determinado objetivo, para se
fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração
de uma oportunidade, por exemplo.
Modelos de educação
Novos modelos de
ensino, que propõem um maior protagonismo do aluno e veem o professor mais como
um auxiliar na aprendizagem do que reprodutor de ideias, estão espalhados por
países como Estados Unidos, Europa e Ásia e mostram resultados inspiradores
para a educação do nosso país.
A Escola da
Ponte, em Portugal, por exemplo, já estabeleceu a prática do ensino onde os
estudantes escolhem em quais conteúdos precisam se aprofundar. Os professores
atuam como orientadores e acompanham os estudantes de modo individual e
diferenciado, tendo em conta as necessidades e especificidade de cada um. Em
vez de um único professor, os estudantes acessam todos os orientadores
educativos, que os acompanham tanto nas questões de aprendizagem acadêmicas
quanto comportamentais.
Outro projeto
educacional incrível é a “School In The Cloud”, ou “Escola na Nuvem”, criada a
partir de um experimento do indiano Sugata Mitra. Mitra instalou computadores
em comunidades pobres da Índia e deixou que crianças aprendessem, por intuição,
como lidar com as máquinas. Os resultados surpreenderam e foi observado que as
crianças ensinavam umas às outras como navegar. Aos poucos, Mitra foi inserindo
conteúdo escolar nos computadores e, após alguns meses, aplicava testes. As
crianças não apenas aprendiam grande parte do conteúdo, como desenvolveram a
habilidade no inglês, que não era a primeira língua de muitos, mas a única
opção disponível nos computadores.
Países como a
China e Cingapura também se concentraram nos últimos anos no desenvolvimento de
habilidades em crianças desde os primeiros anos da escola e os resultados estão
sendo colhidos no exorbitante crescimento industrial e tecnológico de ambos os
países. Mostrando que nunca é cedo demais para crianças de todas as idades
começarem a se preparar para uma carreira profissional, especialmente aquelas
que estão interessadas em tecnologia. O mundo em que vivemos hoje continua
dependendo cada vez mais de habilidades digitais e as ofertas de trabalho na
àrea da inovação e tecnologia estão em alta demanda. Agora que essas carreiras
são um grande foco no mercado, aprender a habilidades tecnológicas é essencial
para qualquer carreira bem sucedida.
Novos modelos de educação mundial aplicados no
Brasil
No Brasil, há
escolas que já estudam a aplicação destes modelos de educação mundial no
currículo escolar. A proposta da instituição é colocar fim a divisão de alunos
por séries e salas de aula e agrupar os estudantes em áreas de interesse de
estudo. Portanto, não haveriam turmas, e nem avaliações com base na aplicação
de provas e desempenho analisando os boletins escolares.
Outros colégios e
até universidades brasileiras também já adotaram métodos de educação do
exterior. Um deles é conhecido como sala de aula invertida. O conceito, nada
mais é, do que alunos estudam o conteúdo, em casa, fazem exercícios e, no
ambiente escolar, tiram dúvidas com os professores do material estudado. Os
novos modelos de educação mundial ainda incentivam o trabalho em grupo e
levantam questões, ideias e estimulam iniciativas dos estudantes, por meio de
aulas práticas, debates e outras atividades.
Outra proposta
dos novos modelos de educação é fazer com que os professores tenham mais
liberdade em circular pela sala de aula para identificar às necessidades e
dúvidas individuais. Estes novos modelos de educação ainda incentivam a
utilização da tecnologia, já que a ideia é que os estudos sejam realizados em
ambientes digitais, com professores tirando dúvidas de alunos pelo Skype, por
exemplo.
Como a tecnologia
se torna uma facilitadora?
A tecnologia são
práticas auxiliaries no processo de aprendizagem, lembrando que a tecnologia
não se limita em aparelhos, como tablets, computadores e entre outros. A
tecnologia pode ser métodos de Ensino, como por exemplo, um professor de física
passa um trabalho em relação a força do atrito, onde os alunos irão fazer
experiências e tirar suas conclusões, isso também é o uso da tecnologia. Ela
também está presentes na construção de artigos, relatórios, prova online,
resenhas e etc. Uma curiosidade é que o jornal foi uma das tecnológias do séc
XX.
Darcy Ribeiro
Uma figura
importante no processo de educação no Brasil. Antropólogo, educador, escritor e
político brasileiro nascido em Montes Claros, MG, fundador de duas
universidades modelares, a UNB e a UENF, contribuição única na história da
cultura brasileira. Cassado pelo golpe militar
(1964), exilou-se no Uruguai, Chile e Peru, onde lecionou antropologia e se
dedicou à reforma do ensino universitário. Foi diretor do Centro de Pesquisas
Educacionais, a CAPES, e do setor de pesquisas sociais da Campanha de
Erradicação do Analfabetismo.
Conclusão
Concluindo que, a tecnologia
tem sim sua importância na educação, mas com um papel secundário, servindo como
um apoio para o educador, pois, é na sala de aula que o aluno constrói o seu
senso crítico, faz a troca de argumentação e informação, gerando assim o
conhecimento e o desenvolvimento do seu caráter socio-intelectual. O trabalho
do professor com o apoio na tecnologia torna a aula mais dinâmica e intuitive,
usando ela de modo responsável e criativo. É importante a tecnologia está
presente na vida de um aluno, pois ele tem a necessidade de se adaptar a um Mercado
futuro. Inserir o aluno nessa realidade é essencial.
Referencias
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