A EDUCAÇÃO E SUAS NOVAS TECNOLOGIAS




A EDUCAÇÃO E SUAS NOVAS TECNOLOGIAS




Flavio Vinicius Silva Braga
Fabiany Pereira Teixera
Fernanda Pinto de Oliveira
Michele dos Santos Silva
Gabriele Santos
Gleicielle dos Santos


RESUMO

A educação sempre teve importância em toda a sociedade, desde do inicio da humanidade esteve presente de alguma forma. Sofreu diversas modificações se compararmos com as metodologias antigas, agora com uma metodologia mais eficiente com ajuda dos recursos tecnológicos. Através da educação podemos formular opiniões e até mudar a sociedade em que estamos inserido, garantindo nosso dessenvolvimento social, econômico e cultural. Como disse a socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum: “É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida". Por meio de tanta evoluções há surgimento de novas tecnólogias, recorrendo que na educação é um recurso inadiável, através dela temos a otimização da produtividade, desperta a curiosidade do aluno, mas até que ponto isso é positivo?! De um ponto de vista filosófico, isso acaba abstraindo a capacidade de reflexionar sobre um determinado assunto, e a utilização de video games e aparelhos móveis acaba interferindo no interesse da busca pelo conhecimento.
Palavras-chave: Educação .tecnológia. sociedade.


Introdução


A educação é um bem que todos os indiviuos tem o direito, indepedente de raça, religião e orientação sexual. A partir dela o individuo tem a capacidade de desenvolver suas habilidades. O investimento na educação é uma função primordial de um governo, onde todos os setores de uma sociedade se desenvolvem através dela. Um país que investe em educação acaba investindo também em todos os outros setores. A educação abre portas, desenvolve o senso crítico e garante a dignidade de uma sociedade. Nesse artigo abordaremos temas sobre a educação, qual a sua importância, até que ponto a tecnologia pode ajudar na educação, se a tecnologia pode substituir o professor, se ela se resume em apenas em aparelhos, se ela realmente é necessária...

A Importância da educação


           Que a educação é uma necessidade primordial já sabemos, mas a pergunta que não quer se calar é porque precisamos tanto dela? A partir do momento que o indivíduo está inserido em uma sociedade com valores morais, ela tem a necessidade de construir um caráter sócio-intelectutal e desenvolver o senso crítico, para não sofrer alienação, perder a capacidade de opinião e ser vítima da classe dominadora. Qual o papel da educação para a sociedade? Segundo diversos autores e estudiosos cabe a Educação iniciar um processo de aprendizagem continuo que possibilite crianças, jovens e adultos, alcançarem a excelência em suas habilidades cognitivas e sociais, transformando-se em profissionais dedicados, críticos e especializados em suas áreas de atuação.

O que é tecnologia?

É um termo que envolve o conhecimento técnico científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
·        As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
·        As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
·        Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);
·        A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
·        O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científicomatemático e técnico de uma determinada cultura;
·        Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
·        Os recursos e como utilizá-los para se atingir a um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade, por exemplo.
   
Modelos de educação


Novos modelos de ensino, que propõem um maior protagonismo do aluno e veem o professor mais como um auxiliar na aprendizagem do que reprodutor de ideias, estão espalhados por países como Estados Unidos, Europa e Ásia e mostram resultados inspiradores para a educação do nosso país.

A Escola da Ponte, em Portugal, por exemplo, já estabeleceu a prática do ensino onde os estudantes escolhem em quais conteúdos precisam se aprofundar. Os professores atuam como orientadores e acompanham os estudantes de modo individual e diferenciado, tendo em conta as necessidades e especificidade de cada um. Em vez de um único professor, os estudantes acessam todos os orientadores educativos, que os acompanham tanto nas questões de aprendizagem acadêmicas quanto comportamentais.

Outro projeto educacional incrível é a “School In The Cloud”, ou “Escola na Nuvem”, criada a partir de um experimento do indiano Sugata Mitra. Mitra instalou computadores em comunidades pobres da Índia e deixou que crianças aprendessem, por intuição, como lidar com as máquinas. Os resultados surpreenderam e foi observado que as crianças ensinavam umas às outras como navegar. Aos poucos, Mitra foi inserindo conteúdo escolar nos computadores e, após alguns meses, aplicava testes. As crianças não apenas aprendiam grande parte do conteúdo, como desenvolveram a habilidade no inglês, que não era a primeira língua de muitos, mas a única opção disponível nos computadores.

Países como a China e Cingapura também se concentraram nos últimos anos no desenvolvimento de habilidades em crianças desde os primeiros anos da escola e os resultados estão sendo colhidos no exorbitante crescimento industrial e tecnológico de ambos os países. Mostrando que nunca é cedo demais para crianças de todas as idades começarem a se preparar para uma carreira profissional, especialmente aquelas que estão interessadas ​​em tecnologia. O mundo em que vivemos hoje continua dependendo cada vez mais de habilidades digitais e as ofertas de trabalho na àrea da inovação e tecnologia estão em alta demanda. Agora que essas carreiras são um grande foco no mercado, aprender a habilidades tecnológicas é essencial para qualquer carreira bem sucedida.

 Novos modelos de educação mundial aplicados no Brasil

No Brasil, há escolas que já estudam a aplicação destes modelos de educação mundial no currículo escolar. A proposta da instituição é colocar fim a divisão de alunos por séries e salas de aula e agrupar os estudantes em áreas de interesse de estudo. Portanto, não haveriam turmas, e nem avaliações com base na aplicação de provas e desempenho analisando os boletins escolares.

Outros colégios e até universidades brasileiras também já adotaram métodos de educação do exterior. Um deles é conhecido como sala de aula invertida. O conceito, nada mais é, do que alunos estudam o conteúdo, em casa, fazem exercícios e, no ambiente escolar, tiram dúvidas com os professores do material estudado. Os novos modelos de educação mundial ainda incentivam o trabalho em grupo e levantam questões, ideias e estimulam iniciativas dos estudantes, por meio de aulas práticas, debates e outras atividades.

Outra proposta dos novos modelos de educação é fazer com que os professores tenham mais liberdade em circular pela sala de aula para identificar às necessidades e dúvidas individuais. Estes novos modelos de educação ainda incentivam a utilização da tecnologia, já que a ideia é que os estudos sejam realizados em ambientes digitais, com professores tirando dúvidas de alunos pelo Skype, por exemplo.

Como a tecnologia se torna uma facilitadora?

A tecnologia são práticas auxiliaries no processo de aprendizagem, lembrando que a tecnologia não se limita em aparelhos, como tablets, computadores e entre outros. A tecnologia pode ser métodos de Ensino, como por exemplo, um professor de física passa um trabalho em relação a força do atrito, onde os alunos irão fazer experiências e tirar suas conclusões, isso também é o uso da tecnologia. Ela também está presentes na construção de artigos, relatórios, prova online, resenhas e etc. Uma curiosidade é que o jornal foi uma das tecnológias do séc XX.
 
Darcy Ribeiro

Uma figura importante no processo de educação no Brasil. Antropólogo, educador, escritor e político brasileiro nascido em Montes Claros, MG, fundador de duas universidades modelares, a UNB e a UENF, contribuição única na história da cultura brasileira. Cassado pelo golpe militar (1964), exilou-se no Uruguai, Chile e Peru, onde lecionou antropologia e se dedicou à reforma do ensino universitário. Foi diretor do Centro de Pesquisas Educacionais, a CAPES, e do setor de pesquisas sociais da Campanha de Erradicação do Analfabetismo.


Conclusão


Concluindo que, a tecnologia tem sim sua importância na educação, mas com um papel secundário, servindo como um apoio para o educador, pois, é na sala de aula que o aluno constrói o seu senso crítico, faz a troca de argumentação e informação, gerando assim o conhecimento e o desenvolvimento do seu caráter socio-intelectual. O trabalho do professor com o apoio na tecnologia torna a aula mais dinâmica e intuitive, usando ela de modo responsável e criativo. É importante a tecnologia está presente na vida de um aluno, pois ele tem a necessidade de se adaptar a um Mercado futuro. Inserir o aluno nessa realidade é essencial.



Referencias


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